Pequenos Raios

tetet.gif (3120 bytes)dvfg.gif (16498 bytes)
  Aqui, você encontrará histórias, bíblicas, bincadeiras, passatempo e muito mais, vem brincar com os Pequenos Raios e faça parte dessa turminha abençoada!!!





HISTÓRIAS BÍBLICAS
biblia
Até parece um sonho: milhares e milhares de letrinhas, GRANDES e Pequenininhas.... e de repente...ops! Temos uma bela historinha!

Amiguinho, você já leu a bíblia, ela possui muitas historias verdadeiras que aconteceram com os nossos irmãos de fé, , lembra de alguma historinha bíblica para contar aos seus amiguinhos. Aqui nós temos algumas historias Vamos ver? 
  


Daniel na cova dos leões.

Daniel era um jovenzinho que amava a Deus mais do que qualquer outra coisa em sua vida. Era um bom rapaz, mas mesmo assim, tinha inimigos, homens maus que não gostavam de sua pessoa.
Durante o tempo que passou na barriga do peixe, meditou sobre sua desobediência e como Deus sabia aonde ele estava e como Deus cuidou dele enviando o grande peixe. O peixe o vomitou na praia. Ele foi a Nínive, pregou a todos sobre o amor de Deus e toda a cidade se arrependeu de seus erros e passou a amar a Deus. Que linda história!!
Esses homens queriam destruir Daniel de qualquer maneira, queriam culpá-lo de algum crime ou desobediência às leis daquela época, mas, como ele tinha um comportamento exemplar, eles nada encontravam que o condenasse.
Um dia porém, esses homens, sabendo que Daniel sempre orava e adorava a Deus ajoelhado em seu quarto, sugeriram ao Rei um decreto maldoso. Nesse decreto ficou estabelecido que, durante um mês, ninguém poderia agradecer ou pedir nada a qualquer deus, só ao Rei. E quem desobedecesse seria jogado na cova dos Leões.
Daniel, que sabia que só podemos adorar a Deus e que só Ele pode atender aos desejos do nosso coração, continuou a fazer suas orações, três vezes ao dia. Por causa disso, foi preso e levado diante do Rei, que, mesmo triste, porque gostava de Daniel, ordenou que a lei fosse cumprida. Daniel foi então jogado junto aos leões.
No outro dia, bem cedo, o Rei foi até o local, com a esperança de que o Deus de Daniel o tivesse livrado. E qual foi sua surpresa ao ver o rapaz são e salvo! Daniel contou que Deus enviou um anjo para fechar a boca dos leões, e assim, eles não puderam ataca-lo.
O rei então, se encheu de felicidade e fez uma nova lei: agora, todos deveriam acreditar e adorar ao Deus de Daniel, o Deus vivo, que salva, faz milagres e cuida dos seus, assim como cuidou dele.
Essa história é verídica! Ela está na Bíblia, no livro de Daniel, capítulo 6.









Há milhares de anos, numa terra bem distante, vivia um homem chamado Noé. Noé e sua família eram felizes, porque amavam a Deus.
Mas nem tudo na cidade onde Noé morava era bom. As pessoas brigavam e faziam muitas coisas más.
Um dia, Deus ficou cansado de ver a terra que Ele tinha criado sendo tão maltratada pelos seus moradores, e os homens, os quais Ele havia feito com tanto amor, serem tão maus. Então Deus decidiu destruir a terra com uma chuva bem forte, um dilúvio.
Mesmo estando triste com os moradores da terra, Deus se lembrou de Noé, que era um bom homem, e prometeu que salvaria a ele e à sua família. Para isso, Ele ordenou: "Noé, construa um barco bem grande e entre nele com seus filhos, suas filhas, seus netos e os seus parentes. Também coloque dentro desta arca um casal de cada animal que há sobre a terra".
E assim Noé fez. Mas enquanto ele construía o grande barco, as pessoas riam, o chamavam de louco. "Chover? Que idéia absurda! Nunca choveu..." diziam alguns. Mas Noé continuava alertando aos homens sobre o que iria acontecer.

E um dia, quando a arca ficou pronta, Noé entrou nela com sua família e os animais. Um anjo travou a porta do barco do lado de fora, e então começou a chover...


Foi uma chuva muita forte, que transbordou rios, encobriu casas e montanhas. O povo mau, desesperado e com medo, pedia socorro a Noé. Mas ele não podia abrir a arca. Era tarde demais.
O dilúvio durou 40 dias, e todos os que viviam na terra, morreram. Menos Noé, sua família e um casal de cada animal, que ficaram por todo esse tempo seguros dentro da arca. 
   
Quando a chuva parou e as águas baixaram, eles saíram do barco, e Noé agradeceu a Deus. Deus o abençoou e fez uma aliança: disse que nunca mais a terra seria destruída por um dilúvio.
Então Ele colocou no céu um lindo arco-íris, como um sinal, para que toda vez que olharmos para o arco colorido entre as nuvens, estejamos nos lembrando da promessa.

(Essa história está na Bíblia, no livro de Gênesis, capítulos 6 à 9. Confira!)







A HISTORIA DE JONAS

Jonas era um homem que trabalhava para Deus. Era um pregador (homem de Deus que contava aos outros sobre o amor de Deus). Jonas orava todos os dias ao Senhor. Ele amava a Deus. Ele disse a Deus que queria fazer o trabalho que deus queria que ele fizesse. Um dia deus mandou Jonas a um lugar muito, muito longe contar ao povo daquela cidade que eles deviam amar a Jesus. Deus queria que Jonas fosse um missionário (pregador que trabalha em lugares distantes). 

 Mas Jonas não quis ser missionário. Jonas não quis usar seus és e com eles obedecer a Deus. Jonas não quis ir apara um país tão distante e desconhecido. Jonas também não quis usar sua língua e boca e contar às pessoas daquele lugar (Nínive), do amor de Deu.  Jonas disse: "Eu não vou! Não quero ir". e Não foi. 






Sabe o que ele fez? Ele tomou um barco para um lugar no sentido oposto... Durante a viagem houve uma tempestade e o barco quase afundou. 

 As pessoas do navio descobriram que aquilo era causado pela desobediência de Jonas e o atiraram ao mar. Deus já havia providenciado um grande peixe para engoli-lo. 
Durante o tempo que passou na barriga do peixe, meditou sobre sua desobediência e como Deus sabia aonde ele estava e como Deus cuidou dele enviando o grande peixe. 

O peixe o vomitou na Praia, e Jonas foi á Nínive, pregou a todos sobre o Amo de Deus e toda a cidade se arrependeu de seus erros e passou a AMAR Á DEUS.

Mais que bela historia, devemos obedecer á Deus e falar de seu amor pra todo mundo, vamos começar agora, fale de Deus pra sua familia ,pra todos os seus amiguinhos, para seus visinhos... Oh glória á Deus!!!







A RAINHA ESTER


Ester era uma jovem judia que foi escolhida pelo rei para ser sua rainha (Ester 2:12-18). Tinha um primo chamado Mardoqueu, que a criara desde pequena, pois não tinha pai nem mãe (Ester 2:5-7).
Mardoqueu era judeu e, fiel aos princípios de Deus, não se prostrava perante ninguém, por isso atraiu sobre si e sobre todos os judeus que ali viviam a ira de Hamã, homem exaltado pelo rei acima de todos os príncipes, diante de quem todos tinham que se prostrar (Ester 3: 1-6). Hamã, para se vingar de Mardoqueu, foi ao rei e falou-lhe do povo judeu, que tinha leis diferentes de todos os outros povos e não obedecia às ordens dadas por ele. Em razão dessa desobediência, que o rei não os deixasse ficar ali, mas que os mandasse matar.
Quando Mardoqueu soube desta ordem, rasgou suas roupas, vestiu-se de sacos e foi para a porta do rei, mas não o deixaram entrar. Ester soube do que estava acontecendo, mas achou-se incapaz de fazer alguma coisa, pois, apesar de ser rainha, só podia entrar na presença do rei quando este a chamava. Se entrasse sem sua ordem, poderia ser morta. Mardoqueu mandou-lhe dizer que se ficasse calada, certamente morreria junto com seu povo, pois também era judia e lembrou-lhe que talvez estivesse ali como rainha por providência de Deus para salvar seu povo (Ester 4).
Ester mandou então que todos jejuassem por 3 dias, pois assim faria também, e depois entraria na presença do rei. Ao terceiro dia, Ester vestiu suas vestes reais e pôs-se diante dos aposentos do rei. Ao vê-la, o rei a chamou e perguntou-lhe o que queria. Ela então o convidou para um banquete juntamente com Hamã. Hamã já tinha mandado preparar uma forca para Mardoqueu (Ester 5). Durante o banquete, novamente o rei perguntou-lhe o que queria e ela o convidou para um novo banquete. Neste segundo banquete, perguntou o rei a Ester, outra vez, qual era o seu pedido. Então ela lhe contou tudo o que estava acontecendo, denunciando Hamã como perseguidor do seu povo. Mandou então o rei que Hamã fosse enforcado na mesma forca que havia preparado para Mardoqueu e que fosse revogada a ordem de matar os judeus.
Veja que, mais uma vez, o Senhor não desiste do Seu povo e providencia uma forma de salvá-los. Por sua providência, Ester foi escolhida para rainha da Pérsia e, através da sua vida, veio o livramento sobre todo o povo.
Conclusão: Deus não faz acepção de pessoas. Isto é, não tem preferência por homens ou mulheres, jovens, adultos, adolescentes ou crianças. Ele usa todos aqueles que estiverem dispostos a obedecer-lhe, todos os que tiverem o coração disponível para Ele e que lhe são fiéis.
Apelo: Seu coração está disponível? Quer entregá-lo ao Senhor? (ore assim, SENHOR JESUS EU TE ACEITO como meu único, eterno e suficiente Salvador da minha vida, segue em minha mãozinha e me ajude a caminhar contigo, escreve meu nome no teu livro, abençoe a mim e a minha familia)








ABRAÃO O AMIGO DE DEUS


Havia um homem justo chamado Abrão. Deus o chamou pois era um homem de fé e confiava em Deus. 


Abraõ tinha uma esposa chamada Sarai mas naõ tinham filhos. Abraõ era tio de Lo.








Deus chamou Abraõ para sair de sua terra e ir para uma terra onde ele naõ conhecia nada. Abraõ pegou tudo o que tinha e foi para a terra onde Deus mostrou.Por causa da sua fé Deus prometeu várias coisas para Abraõ. 
Deus disse que teria uma terra e muitos filhos. Disse também que todos os povos do mundo seriam abençoados através dos seus descendentes.

Abraão creu em Deus mas já era velho e naõ tinha filhos ainda. Sarai estava muito avançada em idade para ter filhos. Na mesma época que Deus destruiu Sodoma e Gomorra, Ele enviou dois anjos para Abraõ dizendo que em um ano Abraõ teria um filho. Sarai riu pois era muito velha. Um ano depois tiveram um filho e o chamaram de Isaque, que significa "riso". Eles amaram Isaque muito. 


Um dia Deus falou para Abraõ levar Isaque para um monte e sacrificá-lo para Deus. Abraõ tinha fé em Deus e partiu para obedecê-lo.
Isaque perguntou: Onde está o animal para o sacrifício? E Abraõ respondeu: Deus proverá. Eles chegaram no altar e Abraõ colocou a lenha e amarrou Isaque e preparou para matá-lo quando um anjo apareceu e disse: Naõ machuque o menino. Deus providenciou um carneiro para ser sacrificado. Deus disse: Agora sei que temes a Deus, visto que naõ me negaste teu filho, o teu único filho. Entaõ deveras te abençoarei grandemente. Depois daquele dia Deus mudou os nomes de Abraõ e Sarai para Abraão e Sara. Isaque cresceu e teve filhos e netos.




HISTORIA DE RUTE E NOEMI



Havia fome em Israel. Elimeleque, Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, resolveram mudar de Belém para Moabe, onde havia mais alimento. Mas Noemi não foi feliz ali porque seu marido morreu. Quando seus filhos estavam com idade suficiente se casaram com duas moabitas - Orfa e Rute. Todos eles moraram juntos por 10 anos. Durante esse tempo, Orfa e Rute aprenderam a amar o Deus verdadeiro. Porém vieram mais problemas. Malom e Quiliom também morreram. Quando Noemi soube que a fome em Israel havia terminado, ela decidiu voltar para casa. Orfa e Rute decidiram ir com ela. Enquanto caminhavam, Noemi deve ter pensado que seria difícil para Orfa e Rute viverem em uma terra estranha, com costumes estranhos. Se elas ficassem em seu próprio país, poderiam encontrar novos maridos e serem felizes novamente. Finalmente, ela lhes disse o que estava pensando. No começo nem Orfa nem Rute queriam voltar, mas depois de conversarem sobre isso, Orfa beijou Noemi, despediu-se e partiu para casa. Mas Rute pediu:

- Não peça para eu deixá-la. Onde a senhora for, eu irei. Seu povo será o meu povo e seu Deus, o meu Deus.



Quando chegaram em Belém, era tempo da colheita de cevada. Rute disse a Noemi que ela iria apanhar cereal nos campos. Em Israel era costume dos ceifeiros deixar algum cereal para que as pessoas pobres e viúvas pudessem apanhar. Rute foi pegar cereal num campo que pertencia a Boaz, um parente de Elimeleque.

- Fique em meu campo, perto de meus empregados, e ninguém a aborrecerá - disse ele. - Ouvi do quanto você tem sido bondosa para Noemi. Deus a abençoe.


Boaz fez mais para ajudar Rute. Ele a deixou comer com seus servos e disse para seus empregados deixarem cair cereal a mais para ela.Quando foi para casa, Rute tinha aproximadamente 25 quilos de cereal.

- Onde você apanhou cereal hoje? - perguntou Noemi, surpresa.

- Na plantação de Boaz - respondeu Rute.


Noemi contou a Rute sobre um costume em Israel. Quando um homem morria sem deixar filhos, o homem mais próximo ligado a ele deveria se casar com a viúva. E quando tivessem filhos, haveria alguém para herdar os bens da família e continuar seus negócios. Rute disse a Noemi que estava disposta a se casar com Boaz. Boaz se agradou disso.

- Porém - ele disse para ela - há alguém que é um parente mais próximo do que eu. Amanhã conversarei com ele.

Boaz foi ao portão da cidade, ande as pessoas faziam acordos de negócios. Ele se encontrou com o parente mais próximo de Elimeleque. Boaz convidou 10 homens que eram importantes na cidade para presenciar o que aconteceria.

- Rute tem umas terras para vender - disse Boaz. Se você não quiser reaver as terras, eu o farei.

- Eu as comprarei - disse o parente.

- Tem mais coisa - falou Boaz. - O parente que comprar as terras de Elimeleque também deve se casar com Rute.

- Ah, então não vou comprá-las. Eu poderia prejudicar minha própria herança.



Assim Boaz e Rute se casaram. Depois de algum tempo eles tiveram um nenê. Eles o chamaram de Obede. Obede se tornou o avô do rei Davi.




Jesus e as Crianças

Texto base: Marcos 10:1 a 16.

Um dia, Jesus estava ensinando uma grande multidão, que se sentou ao seu redor. Havia muita gente lá, inclusive algumas crianças.Jesus era grande amigo das crianças. Ele amava todas elas e se importava com cada uma. Então, os papais e mamães levaram seus filhos para que Jesus os abençoasse, tocando-os.Mas os discípulos acharam que as crianças atrapalhariam a Jesus. Eles começaram a mandá-las embora. Mas Jesus disse a eles: "Não façam isso. Deixem as crianças virem até mim e não as impeçam, pois delas é o Reino dos Céus"!

E disse mais: "_ Em verdade eu digo a vocês, que qualquer um que não receber o Reino dos Céus como uma criança, jamais entrará nele." 



Então Jesus pegou as crianças em seus braços e as abençoou. As crianças ficaram muito felizes por Jesus se importar com elas. Ele as amava de verdade e sabia que cada uma era importante. Deus fez a você e a mim. Para Ele todos nós somos muito importantes.



Ele nos fez como somos e nos acha muito bonitos. Deus também fez cada um de um jeitinho: um é branquinho, outro moreninho e o outro tem os olhos puxados. Ele nos fez assim porque ama enfeitar o mundo que criou com pessoas de cada jeitinho.



Como seria sem graça se todos nós tivéssemos o mesmo rosto e cabelo, não é? Mas Deus ama fazer cada pessoa do jeitinho que criou. Ele quer que aceitemos uns aos outros com amor, pois Ele ama a cada um de nós.
.




O nascimento de Jesus

06876_1_ftc_dp1
Maria e José viviam felizes, à espera da criança que ia nascer. Alguns meses depois, o imperador romano Augusto, que governava todo o país, fez uma nova lei para recensear (contar) a população: todos tinham de se ir registar na cidade onde tinham nascido, para depois poderem ser cobrados impostos. A família de José viera de Belém, por isso eles tinham de voltar para lá. 
Começou a longa viagem com Maria, que já estava quase na altura de dar à luz. arregaram algumas coisas num burro, e partiram, com Mariamontada no animal.Já era muito tarde quando chegaram a Belém, e Maria estava muito cansada. A cidade estava cheia de gente e de barulho, por causa de todos os que tinham vindo registar-se.José tentou encontrar um quarto nas várias estalagens, mas já nenhuma tinha lugar.
Continuaram a percorrer as ruas à procura de um lugar onde dormir, José puxando o burro pela arreata e Maria montada nele.Bateram à porta da última estalagem da terra, mas também aí já não havia lugar. Havia um estábulo perto, que estava limpo e era abrigado.José levou-os até lá. Ajudou Maria a descer do burrinho e fez uma cama com palha, que cobriu com uma manta, para todos descansarem.
À meia noite, o filho de Maria nasceu.Maria embrulhou-o num pano e José encheu uma manjedoura com palha limpa e fofa e nela deitaram o bebé.Chamaram-lhe Jesus, tal como dissera o anjo. Aleluia! assim nasceu o nosso Senhor e Salvador Jesus!






Brincando!

PINTE E BRINQUE

Atividade 1 - Labirinto



Atividade 2 - Labirinto



Atividade 3 -  Imprimir e pintar 




Atividade 4 - cruzadinha




























Atividade 5 -   Encontre os 7 erros








Atividade 6  -  Encontre os 7 erros









Atividade 7 - Ligue os pontinhos